Acima dos 50: A Hora de Emprender

Por Renato Auriemo*

Uma das boas novas do mundo atual é o aumento da estimativa de vida da população em geral. O progresso da medicina e de adventos como a universalização do saneamento básico e da tecnologia de diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças, entre muitos outros, são alguns dos fatores que explicam porque estamos vivendo cada vez mais – e melhor.

Assim, aumenta muito o número de pessoas acima dos 50 anos em plenas condições de participar ativamente da economia, de criar novos negócios, de empreender. E também de consumir produtos e serviços voltados especificamente às suas necessidades e desejos.

O ecossistema da inovação não está alheio a isso. Com a finalidade de olhar para este público crescente, acontece em São Paulo, de 05 a 07 de julho, o SW50+, primeiro Startup Weekend da América Latina voltado para a essa vertical dos acima de cinquenta anos de idade. A iniciativa tem a coordenação de Bill Martinez, com quem conversei na semana passada.

“Trata-se de uma jornada de empreendedorismo e inovação para os 50+, que são pessoas que ficam um pouco esquecidas pelo mercado de forma geral, seja pela publicidade ou mesmo por esse ambiente da inovação, que carece de iniciativas voltadas para este universo”, explica Bill. “O evento foi criado a partir dessa constatação, utilizando o know how da TechStars Global, que possui uma metodologia mundial que hoje impacta mais de 200 mil pessoas em mais de 170 países do mundo. Apesar de voltado a atacar as dores e os problemas dessa geração dos 50+, a participação é aberta para todos, já que é justamente a troca geracional que enriquece e traz ainda mais relevância a todo o processo”.

Em um Startup Weekend, de maneira geral, os participantes são capacitados a criar uma startup a partir de um processo de muita interatividade, colaboração e intensa atividade. Eventos deste tipo acontecem desde 2013 no mundo todo e seu retorno é impressionante: 10 a 12% das ideias participantes viram negócios, startups de verdade. Para fazer a sua inscrição no SW50+, acesse: https://bit.ly/2Jw53aP

*Renato Auriemo, sócio-diretor do Co.W. Coworking

Fechar Menu